PROBLEMÁTICA DAS REFORMAS EDUCATIVAS EM ANGOLA E SUA INCIDÊNCIA NA MONODOCÊNCIA

Autores

  • Nlandu Balenda ISCED / Universidade 11 de Novembro
  • Anselmo Bambi Ngimbi Ngimbi ISCED / Universidade 11 de Novembro

Palavras-chave:

Reforma educativa, Incidência, Monodocência, Formação específica de professores

Resumo

O tema resulta das reclamações de estudantes e alguns residentes da cidade de Cabinda em torno da monodocência. Pretendeu-se aferir como os professores e directores percebem a monodocência no processo de leccionação dos conteúdos. Objectivou diagnosticar a percepção dos professores e directores das escolas primárias; perceber como alguns professores e directores lidam com a monodocência no processo de ensino e aprendizagem; perceber o tipo de formação dada aos professores, como se adaptam aos conteúdos; esclarecer alguns constrangimentos havidos durante a implementação da reforma passada. Propor algumas estratégias metodológicas. Usaram-se métodos bibliográficos, com incidência na técnica de entrevista, o modelo assumido é o descritivo. Concluiu-se que os professores não estavam preparados para a reforma, daí suas imensas dificuldades no ensinar e que, investir na sua formação específica, o recrutamento criterioso dos mesmos é panaceia para dirimir os constrangimentos nas futuras reformas.

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Publicado

2019-12-30