OS DESAFIOS DO ENSINO APRENDIZAGEM DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Leilton Neres da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37334/riesa.v7i2.90

Palavras-chave:

Bncc; Educação Física Escolar; Anos Iniciais Ensino Fundamental; Lutas.

Resumo

A unidade temática de Lutas apresenta desafios no contexto escolar, especialmente no Ensino Fundamental I. Este estudo investigou como professores de Educação Física de escolas públicas de Lucas do Rio Verde - MT planejam e desenvolvem suas aulas para oportunizar a aprendizagem das lutas. Uma pesquisa de campo envolveu sete professores que responderam a um questionário enviado por e-mail e WhatsApp em março de 2021. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento das potencialidades educativas das lutas, desafios como a percepção de complexidade e a falta de recursos pedagógicos dificultam sua implementação. Para superar esses obstáculos, é necessário desconstruir tabus, investir na formação continuada e alinhar teoria e prática. A valorização das lutas na escola amplia o repertório cultural dos alunos e contribui para a formação de sujeitos críticos, independentes e participativos na sociedade.

Downloads

Publicado

2024-06-30