O ABSENTISMO ESCOLAR: principais causas e consequências nas aulas de Matemática

Autores

  • Ana Paula Sarmento dos Santos Escola Superior Pedagógica do Namibe
  • Maria Augusta César Nobre Gomes Instituto Superior de Ciências de Educação
  • Vita Tomás Instituto Superior de Ciências de Educação

Palavras-chave:

Absentismo escolar, Causas do absentismo escolar, Processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Resumo

Sendo a Matemática uma ciência que contribui para o desenvolvimento multilateral do individuo, bem como para o progresso do pensamento e da linguagem, torna-se imprescindível garantir o desenvolvimento exitoso do processo de ensino-aprendizagem da mesma. Foi nesta ordem de pensamento que se efetuou um estudo exploratório ao processo de ensino – aprendizagem desta disciplina em diferentes ciclos de ensino na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, Angola. Assim, o artigo tem como objetivo descrever as principais causas do absentismo escolar nas aulas de Matemática nos diferentes ciclos de ensino na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, Angola e propor algumas estratégias para se diminuir tal fenómeno. Para a recolha de dados, utilizou-se uma metodologia mista sustentada num paradigma descritivo e participativo, apoiado no empregue dos métodos teóricos, histórico-lógico, analítico-sintético, enfoque do sistema, indutivo-dedutivo. Esta metodologia permitiu analisar as principais razões do fenómeno nas aulas de Matemática, saber dentre os vários aspetos o que fazer para diminui-lo, de modo a melhorar o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina.

Downloads

Publicado

2020-12-31