A CULTURA NO PROCESSO DE ENSINO EM ANGOLA

Autores

  • Augusto Cacande Cotingo Formado em Filosofia e em Técnicas Documentais aplicadas a Bibliotecas Universitárias

Palavras-chave:

Cultura, Education, Liberdade

Resumo

Falar de cultura é um desafio, desafio este que parte do facto de a cultura ser vida e se relacionar com conceitos como racionalidade, liberdade, natureza, civilização, educação, moral, política, filosofia entre outros. Ao contrário do homem, todos os animais são guiados pelo instinto natural, o que faz com que não sejam livres e muito menos culturais. Luc Ferry, filósofo contemporâneo francês, citando Jean Jacques Rousseau, apresenta uma dupla historicidade humana: a educação por um lado, a cultura e a política por outro. A educação é individual, a cultura e a política são comunitárias. Nesta perspectiva, podemos dizer que o homem pode ser definido como sendo um ‘animal cultural’ por ser racional, livre, moral, capaz de se aperfeiçoar. Hoje, sabemos que não existem culturas superiores ou inferiores. O que existe são homens diferentes e culturas diferentes com os seus complexos significados relacionados com a tecnologia, a civilização, o ser e o ter. Como os homens não são perfeitos, também as culturas não são, daí a necessidade da educação e da moral. É por esta educação e por esta moral que passa a nossa qualidade de ensino.

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Publicado

2021-12-30