REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO “DE PAR EM PAR”

Autores

  • Albertina Cudiqueba Mecupale Departamento de Práticas Pedagógicas do Instituto Superior de Serviço Social

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, formação docente, conhecimento pedagógico, ensino superior

Resumo

O presente estudo tem como linha de pesquisa a formação e profissionalização docente, como temática de estudo a formação contínua de professores. O objetivo geral é analisar o contributo que uma ação de formação contínua, através da observação de aulas em parceria pode trazer para a melhoria do desempenho profissional dos professores. A pesquisa parte do entendimento que a ação de formação é uma forma de reflexão sobre a preparação pedagógica dos docentes que lecionam no ensino superior. O estudo insere – se no paradigma interpretativo, metodologia qualitativa, a observação de aulas em parceria e entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram, o impacto a nível da reflexão prática do trabalho docente em parceria.

Downloads

Publicado

2020-03-31