EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Escola e Valores

Conteúdo Principal do Artigo

Eva Cerdeira

Palavras Chave

Educação Ambiental, Educação em valores, Formação de professores

Resumo

Nas últimas décadas espalharam-se pelo mundo discussões e propostas relativas à Educação Ambiental (EA) e aos seus valores. A literatura que trata do assunto tem ressaltado a importância do trabalho com seu conteúdo valorativo, que não pode ser negligenciado. Entretanto, soma-se ao fato da EA ser um tema relativamente recente nos programas de formação docente as dificuldades do professor para trabalhar com valores. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre essa questão, a partir de uma pesquisa  bibliográfica que foca essencialmente alunos do ensino básico (7 a 10 anos de idade), estendendo-se o estudo nalguns casos até ao 3º ciclo do ensino básico (12 a 15 anos). A conceção de EA na maioria dos casos era desconhecida dos participantes, sendo que as discussões sobre a relação da questão ambiental e o modelo capitalista e consumista de nossa sociedade causou sentimentos de desânimo e ceticismo. Questões relativas à universalidade de valores, neutralidade do professor e dimensão afetiva, mostraram-se complexas, indicando a necessidade de espaços contínuos de formação, em que se considerem tanto conhecimentos a serem construídos e aprofundados, como sentimentos que surgem neste processo.

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