FACTORES QUE INFLUENCIAM O ABANDONO ESCOLAR NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE

Autores

  • António Inácio Rocha Santana Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte
  • Paxe Nelson Csareira de Amazonas Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte
  • Rui Alberto Cristóvão Agostinho Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte
  • João Alfredo Sebastião da Cruz Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

Palavras-chave:

Educação, Escola, Abandono Escolar, Cuanza Norte

Resumo

Este texto visa identificar os principais factores que determinam o abandono escolar em áreas urbanas, periurbanas e rurais na província do Cuanza Norte. A metodologia utilizada enquadra-se no paradigma sócio crítico. O primeiro passo foi a selecção das escolas. Para tal, procedeu-se a amostragem aleatória estratificada das escolas por níveis e áreas, tendo em conta que se tratava de escolas de três níveis de ensino (Ensino Primário, 1º Ciclo do Ensino Secundário e 2º Ciclo do Ensino Secundário) e de três áreas diferentes de localização dessas escolas (urbana, peri-urbana e rural). Os municípios foram seleccionados por meio de amostragem intencional, tendo em consideração a densidade populacional estudantil e a proximidade geográfica entre elas. A selecção dos alunos foi feita através da amostragem aleatória simples, tendo como base a lista dos alunos de cada turma em cada escola seleccionada. Foi aplicado um inquérito por questionário aos alunos que constituíram a amostra. Os resultados apontam que existem factores mais influentes que outros, e esta influência varia de acordo com o nível de escola, a localização geográfica e o município. Nas escolas urbanas o factor que mais influencia o abandono escolar são as dificuldades financeiras, enquanto nas escolas peri-urbanas e rurais o factor mais influente é o interesse por outras actividades.

Publicado

2023-06-30