EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Escola e Valores
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação, Valores, Papel do ProfessorResumo
Neste trabalho, abordamos uma visão emergente e cada vez mais significativa da importância da Educação Ambiental (EA), dos seus valores e do papel da educação e do professor na transmissão
dos mesmos. A partir de uma análise da literatura atinente à temática relativa à EA, constatamos que atualmente, mais do que nunca, é urgente sensibilizar, partilhar e envolver as faixas etárias
mais jovens na discussão, reflexão e intervenção a partir dos valores adjacentes à EA. A comunidade educativa desempenha um papel diferenciador na prossecução destes objetivos e premissas. Parte significativa dos participantes nos estudos observados e referenciados demonstram um lacunar desconhecimento formal dos valores, objetivos e alcance da EA nas suas vidas e no impacto dos seus atos na vida comum. As questões subjacentes à EA e ao modelo
capitalista / consumista (UNESCO, 2016) que conseguem diferenciar, não resulta, no entanto,
numa alteração concreta das suas práticas nem numa reflexão conceptualmente mais aprofundada em relação à temática. Assume-se facilmente um certo ceticismo no quadro das políticas
ambientes e do próprio valor e importância da escola e da formação na construção de conhecimento aliado à mudança e consequente alteração de comportamentos decorrentes da investigação e da reflexão afeta à EA.