O ABSENTISMO ESCOLAR: principais causas e consequências nas aulas de Matemática

Conteúdo Principal do Artigo

Ana Paula Sarmento dos Santos
Maria Augusta César Nobre Gomes
Vita Tomás

Palavras Chave

Absentismo escolar, Causas do absentismo escolar, Processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Resumo

Sendo a Matemática uma ciência que contribui para o desenvolvimento multilateral do individuo, bem como para o progresso do pensamento e da linguagem, torna-se imprescindível garantir o desenvolvimento exitoso do processo de ensino-aprendizagem da mesma. Foi nesta ordem de pensamento que se efetuou um estudo exploratório ao processo de ensino – aprendizagem desta disciplina em diferentes ciclos de ensino na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, Angola. Assim, o artigo tem como objetivo descrever as principais causas do absentismo escolar nas aulas de Matemática nos diferentes ciclos de ensino na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, Angola e propor algumas estratégias para se diminuir tal fenómeno. Para a recolha de dados, utilizou-se uma metodologia mista sustentada num paradigma descritivo e participativo, apoiado no empregue dos métodos teóricos, histórico-lógico, analítico-sintético, enfoque do sistema, indutivo-dedutivo. Esta metodologia permitiu analisar as principais razões do fenómeno nas aulas de Matemática, saber dentre os vários aspetos o que fazer para diminui-lo, de modo a melhorar o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina.

Resumo 47 | PDF Downloads 139
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.