PANDEMIA E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO JARDIM DE INFÂNCIA: UM PREDITOR NA APRENDIZAGEM DA LEITURA EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Rita Margarida Carvalho Simas Bonança Universidad Ibericoamaericana

Palavras-chave:

Pandemia, Educação inclusiva, Consciência fonológica

Resumo

Num período em que o governo português adota medidas drásticas para conter a pandemia, provocada pela disseminação massiva de uma variante do SARS-CoV-2, coincidente com a aprovação do novo Diploma que regulamenta o Regime Jurídico da Educação Inclusiva (2018), conclui-se que o ensino à distância não conseguiu garantir a continuidade e a equidade das aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da promoção da consciência fonológica no jardim de infância, visto ser um preditor fundamental na aprendizagem da leitura, num momento em que as escolas encerram e o ensino à distância é a solução encontrada para assegurar o processo educativo das crianças e alunos, devido às restrições que nos foram impostas. Do ponto de vista metodológico, este estudo de natureza qualitativa descreve uma pesquisa bibliográfica e documental. Nesta investigação, apresentaremos algumas atividades e estratégias, enquadradas no projeto de intervenção desenvolvido com crianças de cinco anos, da educação pré-escolar, residentes na Região Autónoma dos Açores, que teve como propósito principal colmatar as dificuldades provocadas pelo contexto pandémico. As conclusões deste estudo aferem que o papel do educador de infância, no desenvolvimento das competências fonológicas, releva-se vital no sucesso da aprendizagem da leitura.

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Publicado

2022-06-30