A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um desafio nas escolas que albergam turmas de educação especial da Província de Cabinda 2019

Autores

  • Maria Augusta César Nobre Gomes Instituto Superior de Ciências de Educação
  • Cipriano A. Cazo Senior Legal Counsel at American Schools of Angola
  • Vita Tomás Instituto de Ciências da Educação
  • Ana Paula Sarmento dos Santos Escola Superior Pedagógica do Namibe

DOI:

https://doi.org/10.37334/riesa.v5i2.60

Palavras-chave:

Formação, Educação, Educação inclusiva, Desafios

Resumo

O duelo na formação dos professores para atuarem na educação inclusiva, revela-se por um conjunto de fatores, ocorridos em paralelo com adaptação, às diferenças, às necessidades e gravidade das necessidades individuais. Para sustentar a investigação temos o objetivo geral: analisar a formação do professor para a educação inclusiva: um Diagnóstico nas escolas que albergam turmas de educação especial da província de Cabinda 2019; específicos: identificar o perfil formativo dos professores para intervir na educação inclusiva; a construção do objeto de pesquisa levou em consideração a disponibilidade dos 17, professores, parte de um universo de 22 do ensino considerado especial nas escolas de Cabinda – Angola. Recorremos ao estudo de caso exploratório e bibliográfico previamente selecionados de acordo ao tema, numa abordagem quantitativa e para coleta da informação, elaboramos e aplicamos o questionário, os resultados foram tratados com apoio do programa SPSS, com um nível de confiabilidade Alfa de Conbah   de, 503.

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Publicado

2022-12-30