O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM MÚSICA NO BRASIL

Conteúdo Principal do Artigo

Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
Levi Leonido Fernandes da Silva

Palavras Chave

Formação de professores em música, Licenciatura em Música, Ensino de Música

Resumo

Esta investigação discorre sobre a legislação brasileira no que diz respeito a formação, em nível superior, de um professor em música. A metodologia tem caráter qualitativo com constituintes ex post facto. É realizado uma descrição histórica da formação de professor em música com base na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (Lei 9.394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música (Resolução 02/2004-CES/CNE), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (Resolução 02/2015-CNE), da Diretrizes Nacionais para a Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica (Resolução 02/2016-CNE), da proposta da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (2a versão/2016), textos e manifestos de associações da área a respeito das atuais mudanças das políticas públicas educacionais ocorridas no Brasil e suas implicações nos cursos de Licenciatura em música.

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